sábado, 3 de agosto de 2013

Como lidar com a curiosidade das crianças?

Quem nunca foi pego de surpresa pelas perguntas das crianças e muitas das vezes não sabia como responder e onde buscar as respostas adequadas para elas? Sem contar que os pequenos têm a certeza de que sabemos de todas as respostas (risos). É, mas não sabemos...
Todas as pessoas que tiveram e ainda têm contato com crianças já passaram por essa situação. Por esse motivo decidimos dar uma ajudinha para vocês.  É normal a criança fazer perguntas atrás de perguntas, pois faz parte do desenvolvimento dela.
Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas para nortear adultos diante da curiosidade da criançada. Essas dicas foram retiradas do texto online da Revista Crescer da Editora Abril, e segue logo abaixo:
Jamais rejeite as questões automaticamente. Uma atitude como esta pode mostrar à criança que não é importante perguntar. Se o horário não for apropriado, diga que tenta responder depois e pense sempre: não precisa se mostrar um sabe-tudo. É importante dizer que há coisas que você também não conhece e que pode procurar junto com a criança;
Convide o seu filho a ir atrás das respostas. Pode ser indo em busca de um livro ou perguntando para outra pessoa e dependendo da idade em buscas pela internet. Mas o mais bacana é estimulá-lo a fazer outras perguntas sempre.
Então pessoal o que temos a fazer é deixar que as crianças perguntem o quanto quiserem. Mas, claro, temos que ensinar limites, né? Não é nada legal que elas se intrometam em conversas que não são adequadas e interrompam as pessoas o tempo todo. Isso não é legal!
Aguçar a curiosidade da criança é muito importante para ampliar seu horizonte e criar um novo olhar sobre o mundo que a rodeia.

Fonte de pesquisa: Educar para Crescer, edição on-line, Editora Abril, 2013

2 comentários:

  1. Show! Tá muito o maneiro o blog meninas!!! Vcs estão arrasando!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos sua visita Ingrid, e obrigada! O blog de vocês também está uma maravilha. Um grande abraço!

    ResponderExcluir