quarta-feira, 31 de julho de 2013

Os Pensadores da Educação e a Curiosidade...

 
     Jean Piaget, suíço, dedicava-se a pesquisar o raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Com as pesquisas de Piaget ficou claro que as crianças não raciocinavam como os adultos e apenas se inseririam nos valores, regras e símbolos da sociedade de forma gradual e mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação. Primeiro a criança conhece/descobre o novo (assimilação) para depois incluir esta nova descoberta em seus esquemas mentais (acomodação). Será por isso então que a curiosidade infantil é tão grande? Acreditamos que sim, pois a criança necessita perguntar, descobrir este mundo novo do qual ela começa a fazer parte.
      Assim entra a voz de outro pensador da educação, Lev Vygotsky, soviético, advogado (pasmem!) que dedicou-se à pesquisas na área da psicologia. Para Vygotsky este mundo novo, ou seja, o meio social, influencia a criança nesta sede pelo conhecimento, nestes constantes porquês que não cessam nunca!! E você, o que pensa sobre a curiosidade infantil? Comente, participe!    

Fonte de pesquisa: Educar para Crescer, edição on-line, Editora Abril, 2013


2 comentários:

  1. Muito boa postagem. De maneira clara e objetiva vocês abordaram a curiosidade infantil sob o estudo dos dois grande pensadores da educação. Parabéns!

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  2. Obrigada Adri Lopes! Volte sempre, estaremos sempre postando novidades! Abraços.

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